quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Sobre homens e coleiras

Cães de raça são cães treinados, cães medrosos. Eles têm um mestre, e atendem ao seu chamado.

Bem alimentados, eles têm uma vida segura. Não precisam de mais nada, só daquelas paredes, e de uma volta ou outra pela vizinhança, sempre amarrados au seu amado mestre, que os alimenta, limpa e os castiga, para que não saiam da linha, que não pisem fora do cercado onde nasceram. Eles vivem naquela forca. Eles amam aquela forca.

Cães vira-lata são feios. São magros. Peludos demais. Alguns carregam cicatrizes que mostra o quão dura é sua vida. Eles não tem comida todo dia. Eles mudam de casa todo dia. Eles andam em bandos, ou não, pois vira-latas são únicos. São sozinhos e unidos. São feios e simpaticos. Suas cicatrizes são um convite a curiosidade, e sua condição, um convite à amizade. E amizade fiel, não por medo de solidão, pois esta tem sido sua fiel companheira a anos. Amizade por amizade. Fidelidade por fidelidade. Liberdade por liberdade.

Diferente dos de raça, os vira-lata são livres. Livres até mesmo de uma forma física, pois como já dito, eles são unicos. A liberdade tem seu preço, e eles pagam, duramente, mas pagam. Pois ela é sua droga, seu vício. E dane-se se os cães de raça os acham feios ou peludos demais. Eles vão apenas olhar, com aqueles olhos vivos e dizer: você não sabe o que está perdendo.


(Texto de mais ou menos agosto ou setembro de 2008)

Um comentário:

Flávia disse...

Vira-latas são muito legais. Não sei se são tão únicos assim, porque o meu é vira-lata e eu já vi 300 iguais a ele fisicamente ahuahauha. Mas eu gosto de dizer "Não tem" quando me perguntam "Qual é a raça?".